Thursday, December 08, 2005

Há galos em Barcelos

Desde que me conheço, e desde que conheço a minha cidade natal, eram raras as vezes que encontrava um galo na rua. Sempre me perguntei porque é que não havia um grande galo às portas da cidade, em vez de gigantescas fontes luminosas...afinal de contas, esta é a terra dos galos...do Galo de Barcelos!

Muitas vezes, no Verão, o caminho para a praia era feito por atalhos e atalhos e sempre passámos por um restaurante com um enorme Galo de Barcelos à porta. Eu perguntava-me"é preciso andarmos mais de 15 min de carro para ver um verdadeira Galo?". olha eu pequirrica e fedelha e ja´me questionava sobre a verdadeira identidade da cidade. Toda a gente barcelense fala no nosso castelo, e todo o Portugal fala no nosso Galo. Acho que aqui alguma coisa não bate certo! Aposto que nem 90% dos portugueses sabe que foi no nosso castelo que Alcaides de Faria ganhou uma batalha qualquer que nem eu sei o nome!

Admirada fiquei quando num dia frio de Outono, a caminho de casa decido fazer um desvio pelo centro da cidade para ver as andanças e a iluminação de Natale qual não é o meu espanto que vejo uma invasão de galo excêntricopa por todos os pontos da cidade....O Galo ressucitou, O Galo ressuscitou!

Adorei ver a cidade pintada de galos, uns brancos com flores, outros com grafitis, um com bolas de ping-pong e cordas, alguns com a lenda descrita...um sem fim de emoções citadinas mesmo na pele de um galo!

Aprovei um dia menos chuvoso e lançei-me aos passeios, outrora calçadas, para fotografar um momento que não sei se verei mais vezes.


3 comments:

Anonymous said...

olá...já descobri o teu blog...a proposito bonitos galitos:):):):):):):)!!!!!!!

Maria Cereja said...

Olé olé...é preciso virem aí as vacas artisticas para alguém se lembrar de pintar os nossos galos...adorei a ideia e acho genial mesmo...gostava mesmo é q viessem tb para o porto e qui ça lamego:)) ia ser mesmo giro e ainda era mais giro se viessem ao mesmo tempo que as vacas:)
Muito bom....adorei...tira fotos a todos os galos que encontrares...oh tira oh tira...

Anonymous said...

FELIZ NATAL "MARDINHA"... não sei onde pus o teu mail... por isso o meio mais rápido de te comunicar este desejo foi o teu blog...

Aproveito tb para relembrar que daqui a umas horas vai fazer um ano que estivemos no messenger a falar sobre a tua excêntrica noite de Natal ;) Grandes aventuras me contaste (e contas ;)))

************ e tudo de bom para este Natal e os restantes 364 dias do ano :)