E ó despois de quase um mês com altas temperaturas em terras de cowboys e colas gigantes, fui recebida em terras lusitanas por um choque térmico e um fim de semana marcadíssimo para a minha primeira experiência em contacto directo com as alheiras na sua forma bruta! Fui de fim-de-semana prolongado para Lagoaça (Trás-os-Montes) com a família do Rui e fizemos tudo a que a tradição tinha direito.
Desde a lareira acesa o dia inteiro, à fogueira na cozinha velha cheia de fumo, às roupas quentinhas vinda do fundo do baú, ao vinho quente a meio da tarde, às bolas de sertã e ao espectacular bem-estar. Depois de um dia inteiro a partir pão, desfiar carnes e a encher alheiras, só mesmo a olhar para o tecto é que as dores nas costas desparaeciam: 197 alheiras ó dependurado! Lindo! Eu, que ainda sou conhecida pela "nojentinha da carne"não me enojei nada, muito pelo contrário.
Que bem me soube a primeira alheira que saiu desta fornada, assim acompanhada com grelos...yami! Mas o melhor deste fim de semana foi a neve! A caminho de Lagoaça, erabem de noite, apanhamos um nevão em Vila Pouca de Aguiar, uma delícia! Claro que o Sr.Condutor não achou piada, mas digo-vos que foram 3 horas inesquecíveis sem distinguir sinais de trânsito, a sentir o carro a fugir e a ver tudo branquinho à nossa volta.
E por falar em neve, hoje fizemos o nosso pinheirinho...ainda sem presépio.